segunda-feira, 15 de maio de 2017

O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-PE É 10 EM MARKETING E 2,50 EM TRANPARÊNCIA


NA ESCALA BRASIL TRANPARENTE O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ APARECE HOJE NAS PIORES POSIÇÕES DE PERNAMBUCO, OBTENDO NOTA 2,5, FICANDO NO VERMELHO. SABEMOS QUE NÃO É DE AGORA NEM É UM PROBLEMA SÓ DE SANTA CRUZ-PE. SÓ QUE GOVERNAR COM RESPONSABILIDADE EXIGE TRANSPARÊNCIA EM QUALQUER SITUAÇÃO.

ADMINISTRAR COM TRANPARÊNCIA NÃO É O MEMO QUE PRODUZIR MARKETING E FAZER ALGO PARA O POVO É TOTALMENTE DIVERSO DE FAZER ALGO PARA PRODUZIR UM MARKETING PERFEITO. NÃO É À TOA QUE TEMOS TANTAS OBRAS SEM UTILIDADE EM NOSSO MUNICÍPIO PORQUE FORAM FEITAS PARA O MARKETING OU PARA OUTROS FINS ESCUSOS E NÃO PARA O BEM DAS PESSOAS.

A AMBIÇÃO POR NOVAS OBRAS E POR ENTREGAS DE MÁQUINAS TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL PRODUZIR MATÉRIAS PARA A MÍDIA, POIS MUITAS DESSAS REALIZAÇÕES FINDAM-SE NA ENTREGA, COM QUEIMA DE FOGOS. OS MUNICÍPIOS, EM GERAL, NÃO TEM CONDIÇÕES DE MATER UMA FROTA GRANDE E AS CONSEQUÊNCIAS É UM MONTE SUCATAS DEPOIS DE ALGUM TEMPO. ABRO PARÊNTESES PARA DIZER (APESAR DAS AELGAÇÕES DE QUE O ANTESSESSOR DA ATUAL GESTÃO DEIXOU UMA FROTA SUCATEADA ELE, HÁ CINCO ANOS ATRÁS, TAMBÉM RECEBEU ESSA HERANÇA: CARROS ATRASADOS, MÁQUINAS ENCOSTADAS ETC.)      
   
COM SEGURANÇA POSSO DIZER QUE AS “BONDADES” QUE APARECEM NUM GOVERNO SEM TRANSPARÊNCIA PODE LEVAR O POVO A APLAUDIREM SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO. IMAGINEMOS A SEGUINTE SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: UM ADMINISTRADOR DE CONDOMÍNIO É MUITO QUERIDO PORQUE TODO MÊS DÁ UM BRINDE AOS MORADORES DO PRÉDIO E FAZ FESTAS DIÁRIAS. AO DEIXAR A ADMINSTRAÇÃO DO PRÉDIO SE DESCOBRE QUE ELE DEIXOU DE PAGAR OS SERVIÇOS ESSENCIAIS, DE SEGURANÇA, DE ÁGUA, LUZ, TELEFONE ETC.

ORA, NAS ADIMINSTRAÇÕES SEM TRANSPARÊNCIA, COMO AQUI EM SANTA CRUZ NUNCA SE SABE SE AS TAIS “BONDADES” QUE APARECEM NÃO SERÃO NOSSA CONDENAÇÃO MAIS A FRENTE. HOJE HÁ NO MUNICÍPIO UM DIÁRIO OFICIAL CUJO ACESSO É DIFICULTADO PELA FORMA QUE FOI CRIADO. PARA ACESSÁ-LO É PRECISO SER HABILIDOSO. O FATO É QUE A LEI DETERMINA AMPLA DIVULGAÇÃO NOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ASSIM O QUESTIONAMENTO QUE SE FAZ É: PORQUE A PREFEITURA NÃO ENVIA AOS BLOGS (QUE SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS ACESSÍVEIS HOJE) SUAS PUBLICAÇÕES DE GASTOS?

POR QUE NÃO PODE DIVLUGAR SE ESTÃO FAZENDO CERTO?

O FATO DO MUNICÍPIO SER OBRIGADO A ENVIAR ALGUNS DADOS AO PORTAL DA TRNNSPARÊNCIA NÃO IMPEDE SEJA DADA AMPLA DIVULGAÇÃO NOS MEIOS DE COMUINCAÇÃO LOCAL. VALE RESSALTAR QUE O MURAL DA PREFEITURA É UM MEIO INÓCUO DE DIVULGAÇÃO PARA A MAIORIA DOS MUNÍCIPES. AS PESSOAS ESTÃO CONECTADAS À INTERNET. OS TEMPOS MUDARAM, ENTÃO CABE AS ADMINISTRAÇÕES ACOMPANHAREM O TEMPO E DIVULGAREM DE MODO ACESSÍVEL EM LINGUAGEM COMPREENSÍVEL SEUS DADOS NA INTERNET. VAMOS VER SE NAS PRÓXIMAS AVALAIÇÕES O MUNICÍPIO VAI MELHORAR. ACONTECE QUE AQUI NUNCA HOUVE TRASNPARÊNCIA MESMO. PARA QUEM SE DIZ RESPONSÁVEL NO TRATO DA COISA PÚBLICA O MÍNIMO QUE SE ESPERA É TRANSPARÊNCIA. 

O MUNICÍPIO PODE APRESENTAR UMA OBRA E DIZER: AQUI ESTÁ O DINHEIRO DE VOCÊS, MAS ISSO NÃO É PRESTAR CONTA. O POVO TEM O DIREITO DE SABER AO CERTO QUANTO FOI GASTO COM CADA ETAPA DA OBRA E COM OS MATERIAIS ALI EMPREGADOS. JÁ TEMOS ESSA PRÁTICA EM ALGUMAS ASSOCIAÇÕES, IGREJAS, SINDICATOS, QUE PRESTAM CONTA CORRETAMENTE DE SEUS RECURSOS E ISSO DEVE SER UMA PRÁTICA NORMAL PARA QUEM LIDA COM DINHEIRO ALHEIO.

CONTRA-XEQUE ON-LINE, DISPONIBILIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE PESSOAS CONTRATADAS NA INTERNET E SEUS SALÁRIOS, RELAÇÃO DE CARROS ALUGADOS ETC. SÃO COISAS QUE QUALQUER GOVERNO SÉRIO PODE DIVULGAR EM NOME DO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E DA TRANSPARÊNCIA.  

  A TRANSPARÊNCIA É TEMIDA PORQUE QUANDO HÁ TRANSPARÊNCIA AS CONTRADIÇÕES EMERGEM. ACOMPANHE, POR EXEMPLO, OS GASTOS ABSURDOS COM ESPORTE, NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO NOSSO MUNICÍPIO À EPOCA EM QUE A ATUAL GESTORA ESTEVE À FRENTE DA PREFEITURA QUANDO SE SABE QUE NA PRÁTICA O ESPORTE DE SANTA CRUZ NÃO TEVE INVESTIMENTOS NAQUELA ORDEM.

POR FIM, CLAMA-SE POR MAIS TRANSPARÊNCIA, E MENOS MARKETING, POIS TRANPARÊNCIA RETRATA RESPONSABILIDADE E O MARKETING SÓ TRÁS ALEGRIA PASSAGEIRA ATÉ QUE A REALIDADE CRUEL DA VIDA SE SOBREPONHA.

POR: ROGACIANO DA SILVA ALENCAR              

   
Fonte: (Rogaciano Alencar)
Da Redação do Blog Paulo Benjeri
PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário

Todos os direitos reservados Blog Paulo Benjeri © Copyright 2013-2017

Veja também.